Detran MG divulga calendário do licenciamento 2016

Foi divulgado oficialmente pelo Detran MG o calendário do licenciamento de veículos para o ano de 2016. Condutores que possuem veículos devem efetuar  a renovação do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) dentro do prazo, evitando assim pagamento de multas.

O Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) informou através do o Diário Oficial do Estado, que o prazo máximo para a renovação do CRLV esse ano será até o mês de junho. A renovação se dá através do pagamento do Imposto de Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), Seguro Obrigatório e Licenciamento do veículo automotor.

detran-mg-licenciamento-2016

Calendário de vencimento – Licenciamento 2016

O vencimento varia de acordo com o número final da placa dos veículos. Confira abaixo:

Número final da placa

1, 2, 3, 4 e 5 – Pagamentos até Maio 2016

6, 7, 8, 9 e 0 – Pagamentos até Junho 2016

Detran MG – Envio dos Documentos

Condutores que já efetuaram os pagamentos de todos os documentos de renovação do documento do veículo Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) 2016, irão receber os novos documentos pelos Correios. O Detran MG informou que o CRLV de 2015 será válido somente até o calendário de vencimento de Minas Gerais (informado acima).

Multas

O licenciamento anual do veículo é obrigatório de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A multa em caso de não renovação do CRLV é considerada infração de trânsito gravíssima, com aplicação de multa de R$ 191,54, sete pontos na carteira e, ainda, medida administrativa de remoção do veículo.

Aqueles que não efetuaram o pagamento podem realizar a consulta do IPVA, Seguro e Licenciamento no site do Detran MG.

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.